Por fraude, Americanas (AMER3) adia novamente divulgação dos balanços

Dessa vez, empresa postergou revelação dos números do 2T23

Agência Brasil
Agência Brasil

Por Erick Matheus Nery

A Americanas (AMER3) informou ao mercado nesta quinta (3) que adiará a divulgação do balanço do segundo trimestre de 2023 (2T23), que estava programado para 10 de agosto. Desde o início da crise na varejista, que atualmente é classificada como uma fraude contábil, essa é a terceira vez que a companhia toma essa atitude.

“O adiamento se dá em razão da necessidade de conclusão dos trabalhos de revisão, ainda em curso, pela companhia, seus assessores e auditores independentes, das demonstrações financeiras de exercícios encerrados, inclusive do exercício social de 2022, e dos efeitos das fraudes em lançamentos contábeis. Estes trabalhos de revisão têm por finalidade garantir que as demonstrações financeiras reflitam adequadamente a posição patrimonial e financeira da companhia e de suas controladas, e ocorrem em paralelo à apuração acerca das circunstâncias que ocasionaram as referidas fraudes contábeis, conduzidas pelo Comitê Independente, criado pelo Conselho de Administração em 11 de janeiro de 2023”, escreveu Camille Loyo Faria, CFO da varejista, no comunicado disponibilizado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Com a explosão da crise, no início do ano, ainda não foram divulgados ao mercado os balanços do quarto trimestre de 2022 (4T22), do primeiro trimestre de 2023 (1T23) e, agora, do 2T23. Até o momento, a companhia ainda não divulgou uma data para a apresentação desses números.