Lula diz que Brasil deveria voltar a produzir trilhos e dormentes

Veja o que presidente disse durante inauguração de ferrovia

Agência Brasil
Agência Brasil

Por: Sheyla Santos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse nesta segunda-feira que é uma vergonha o fato de o Brasil não mais produzir trilhos e dormentes, peças de metal ou madeira comumente usadas em vias férreas.

“Este país não produz mais trilho e dormente. É uma vergonha o Brasil importar trilhos quando ele poderia produzir aqui”, reclamou durante evento de inauguração do trecho um da ferrovia Oeste-Leste (Fiol), em Ilhéus (BA), operada pela Bahia Mineração (Bamim).

Na cerimônia, Lula afirmou que é preciso dar previsibilidade e estabilidade política, jurídica, econômica e social para empresários atuarem no país.

No fim do evento, o mandatário disse ainda que a cidade de Ilhéus e a região “merecem um aeroporto melhor”. “Se a Bahia der certo, o Brasil vai dar certo”, acrescentou.

O trecho inaugurado pelo presidente da República liga as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, tem 537 km de extensão e passa por 19 municípios. Tanto a conclusão das obras quanto o início da operação da ferrovia estão previstos para 2027.