Por Bruno Andrade
A BRF (BRFS3) concluiu sua joint venture com a Halal Products Development Company, uma subsidiária do Public Investment Fund (“PIF”) da Arábia Saudita. A informação foi divulgada em documento enviado ao mercado na noite desta última terça-feira (01).
A joint venture contará com participação de 70% da BRF e de 30% pela HPDC.
A joint venture mostra o esforço da BRF em deixar de ser uma empresa puramente exportadora ao país para ser um fornecedor local de produtos de carne.
Segundo dados da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, a Arábia Saudita importou uma média anual de 564.476 toneladas de produtos brasileiros de frango na década encerrada em 2022.
No ano passado, porém, comprou menos de 340 mil toneladas, ocupando o quarto lugar entre os principais destinos de frango do Brasil, atrás dos Emirados Árabes Unidos, Japão e China.
De acordo com a BRF, a joint venture busca desenvolver a indústria de carne halal na região. A sede da Joint venture ainda será definida. O acordo foi concluído um mês após a Salic, subsidiária integral da PIF, adquiriu uma participação de 10,7% na BRF.
Veja o documento: