Vendas do Varejo sobem 0,1% em abril e ficam abaixo da expectativa

Mercado esperava uma cifra de 0,3% para o período

Pixabay
Pixabay

Por Bruno Andrade

As vendas do Varejo avançaram 0,1% em abril na comparação com março, mostram dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (14).

O número ficou abaixo do consenso do mercado, que aponta para uma alta de 0,3% para o período. Em março, as vendas do Varejo avançaram de 0,8%.

No comparativo anual, as vendas subiram 0,5% em abril, contra uma expectativa de 1% do mercado.

O acumulado no ano chegou a 1,9% enquanto o acumulado nos últimos 12 meses ficou em 0,9%.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas caiu 1,6% na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral ficou em 1,3%.

Na série sem ajuste sazonal, o varejo ampliado cresceu 3,1%, acumulando no ano alta de 3,3% ante o mesmo período de 2022 e mantendo estabilidade (0,0) no acumulado em 12 meses.

Após o divulgação do dado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem encontro com representantes do setor. O setor tem sofrido forte revés por causa da alta da taxa básica de juros da economia, a Selic, que está em 13,75% ao ano.

A Selic elevada serve para desacelerar o consumo e controlar a inflação. Uma desaceleração do consumo impacta diretamente o varejo.