Ibovespa sobe pelo quinto dia consecutivo

Saiba o que motivou a alta do Índice

Unsplash
Unsplash

Por: Luca Boni

O Ibovespa encerrou a quarta-feira em alta, em uma sessão marcada pela instabilidade. Investidores repercutiram a desaceleração da inflação ao consumidor dos EUA e balanços no mercado local. As ações da YDUQS (YDUQ3) da Eletrobras (ELET3) foram os destaques positivos, já as mineradoras e siderúrgicas pressionaram o índice.

O índice encerrou em alta de 0,31% aos 107.448 pontos, no maior patamar de fechamento desde fevereiro e registrando a quinta alta consecutiva. A sessão registrou um volume de negociação de R$17,5 bilhões, levemente abaixo da média de 50 pregões.

Segundo o economista e analista CNPI Fabio Louzada, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) nos EUA veio melhor que o esperado. Os números mostram que inflação está mais controlada e o núcleo também veio dentro das expectativas dos analistas, o que “agradou” bastante o mercado. Com esses números melhorando, podemos esperar por uma pausa no aperto monetário pelo Federal Reserve nos EUA, completou.

Na bolsa brasileira, as ações da YDUQS (YDUQ3) dispararam 23,80%, registrando a maior alta diária em quase 15 anos e um forte volume de negociação na sessão. As ações lideraram as altas percentuais do índice. Ontem, a YDUQS divulgou seus resultados do primeiro trimestre, que vieram acima das expectativas, além disso a companhia prevê resultados ainda melhores para este ano.

Cogna (COGN3) subiu 6,98%, na esteira do otimismo para o setor, enquanto MRV (MRVE3)avançou 6,54%, ambas figurando entre as maiores altas do Ibovespa. Já Eletrobras ON subiu 3,34%, a maior contribuidora por pontos do índice.

Os papéis da Hapvida (HAPV3) ganharam 4,86% e também se destacaram na sessão. Hoje o Cade reprovou a venda da Smile Saúde para a rede e de acordo com Louzada a decisão acabou sendo bem vista pelo mercado, já que isso colabora para que a empresa deixe de gastar e evite se alavancar ainda mais no cenário de juros altos.

Na ponta oposta, Vale (VALE3), da CSN (CSNA3) e Gerdau (GGBR4) (recuaram 1,88%, 1,89% e 3,14%, respectivamente, na contramão da alta de 0,28% do minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian na última sessão. O índice de Materiais Básicos caiu 1,25%.

Na seara política, investidores seguem atentos ao relatório do relator Cláudio Cajado (Progressistas) sobre o arcabouço fiscal, que deve ser apresentado amanhã na Câmara dos Deputados. O mercado monitora a expectativa das possíveis mudanças que o ele deverá promover no texto encaminhado pelo Executivo em março.