Ibovespa sobe com Vale e Petrobras apesar de novas projeções do boletim Focus

Projeções do boletim Focus do Banco Central para a inflação e Selic no Brasil pioram, além disso, exterior opera com cautela

Freepik
Freepik

Por Gabriel Brondi

São Paulo, 23/1/2023 – O Índice Bovespa avança no início da sessão desta segunda-feira, apesar do sentimento de cautela nos mercados internacionais e da piora das expectativas de economistas consultados pelo boletim Focus, do Banco Central, para a taxa básica de juros e para inflação no Brasil. Nos Estados Unidos, investidores se preparam para uma semana intensa de balanços corporativos no país.

Perto das 10h15, o índice de referência da B3 avançava 0,58%, aos 112.687 pontos, com os papéis preferenciais da Petrobras (PETR4) e os ordinários da Vale (VALE3) hidratando o Ibovespa em mais de 160 pontos, em avanços de 1,37% e 0,62%, respectivamente.

No mercado de juros futuros, o contrato com vencimento para janeiro de 2025 tinha taxa de 12,77%, em recuo de 5 pontos-base, enquanto o vencimento para janeiro de 2031 tinha taxa de 13,02%, em queda de 5 pontos-base. As taxas de juros subiam no início da sessão após a divulgação do novo boletim Focus, do Banco Central.

Diante do cenário de temores com a expansão fiscal do novo governo eleito, o boletim Focus divulgado nesta manhã passou a projetar uma inflação mais alta em 2023. A estimativa avançou de 5,39% para 5,48% ao ano. Já a projeção para o principal indicador de inflação no Brasil em 2024, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, avançou de 3,70% para 3,84%. Em relação à taxa básica de juros Selic, os economistas mantiveram a expectativa para 12,50% neste ano. Para 2024, a expectativa foi elevada de 9,25% para 9,50% ao ano.

O mercado inicia a semana atento à primeira viagem internacional no atual mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Argentina. Acompanhando Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que o governo brasileiro estuda uma solução comum com a Argentina para elevar as exportações brasileiras ao país vizinho, um importante parceiro comercial. Segundo o Ministério de Relações Exteriores, a Argentina é o terceiro principal destino das exportações brasileiras e a terceira principal origem das importações feitas pelo Brasil.

Por aqui, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), recebe uma delegação da União Europeia. Além da agenda das autoridades, o mercado interno ainda segue acompanhando os desdobramentos dos atos de invasão de prédios públicos em Brasília há duas semanas. No sábado, devido aos ataques, Lula demitiu o comandante do Exército. O general Júlio César de Arruda foi exonerado e o cargo será ocupado pelo atual comandante do Sudeste, o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva.

No exterior, os futuros americanos oscilam nesta manhã antes de uma agenda semanal intensa de balanços corporativos. A semana também é marcada pelas celebrações do Ano Novo Lunar chinês, que manteve várias bolsas fechadas na Ásia hoje e deixará o mercado da China sem negócios até a próxima segunda-feira. Com os feriados, não há referência firme para a cotação do minério de ferro, tirando um importante balizador para os preços das ações da Vale e de siderúrgicas brasileiras. Já o barril do petróleo Brent opera em alta nesta manhã, acima dos US$88,00.