Ibovespa cai pressionado por incertezas envolvendo a Petrobras (PETR4) e a Vale (VALE3)

Acompanhe o fechamento do mercado nesta quinta (27)

B3
B3

Por Luca Boni

O Ibovespa fechou a sessão desta quinta-feira (27) em queda, com movimento de correção e pressionado pelas ações da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR4). Investidores reagiram à decisão do Banco Central Europeu (BCE) que elevou as taxas de juros na zona do euro, como esperado pelo mercado. Agentes financeiros também buscaram digerir uma série de dados de atividade econômica e de balanços corporativos, tanto no exterior, quanto no Brasil.

O Ibovespa fechou em queda de 2,10%, aos 119.989 pontos, registrando a maior queda em mais de dois meses. A sessão teve volume de R$18 bilhões, considerado mediano. Mais cedo no exterior, um dia após o Fed aumentar a taxa de juros em 25 pbs nos EUA, o BCE seguiu o congênere americano e optou pela alta na mesma magnitude.

O discurso de Lagarde, após a decisão de juros do BCE veio bem parecido com o feito ontem pelo presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, dizendo que o Fed está comprometido, acima de qualquer coisa, em trazer a inflação para a meta de 2%. Ambos também afirmaram que as autoridades são dependentes de dados para decidirem as próximas decisões sobre juros.

No cenário local, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) relativos ao mês de junho, vieram abaixo do consenso, registrando a abertura de 164.500 postos. Logo depois, foi anunciado o resultado do Tesouro Nacional do mês passado, apresentando um déficit primário de R$45,22 bilhões, o que superou as expectativas do mercado.

Entre as ações, as ON e PN da Petrobras despencaram 5,63% e 5,19%, respectivamente, registrando a segunda maior queda do ano.

Para o especialista em mercado de capitais e sócio da AVG Capital, Lucas Almeida, os investidores também aguardam a divulgação da nova política de dividendos da Petrobras e observam se haverá reajustes de preços de combustíveis pela empresa em meio ao avanço recente dos preços do petróleo. “O mercado também está atento a possíveis mudanças na diretoria da empresa”, afirmou.

As ON da Vale recuaram 1,87%, também pressionando o índice. Ontem, a GloboNews informou que o Palácio do Planalto quer Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, como presidente da companhia. Investidores também aguardam com cautela a divulgação, após o fechamento do pregão, do resultado referente ao segundo trimestre da mineradora, com expectativa de crescimento do lucro, segundo o TC Consenso.

Na ponta oposta, entre as maiores altas percentuais figuraram as ON do Assaí, da SLC Agrícola e da Magazine Luiza, que subiram 4,90%, 3,14% e 2,59%, respectivamente.

Destaque para as ON do Assaí que subiram com um forte volume de negócios, após a empresa divulgar seus resultados do segundo trimestre acima do consenso.