Por Gabriel Ponte
Os estrategistas do Bank of America Securities indicaram a compra de ativos de mercados emergentes e de commodities, na esteira de potenciais estímulos à economia chinesa, de acordo com relatório enviado a clientes nesta sexta-feira (14).
Em um cenário de aparente fim do ciclo de aperto monetário pelos bancos centrais globais e fim do conflito na Ucrânia, somado à fraqueza do dólar americano ante pares, o BofA vê espaço para as commodities avançarem nos mercados internacionais.
A equipe do banco, liderada pelo estrategista Michael Hartnett, enxerga no petróleo Brent a maior representação desse cenário. No acumulado do mês, os contratos futuros do petróleo Brent para entrega em setembro sobem 5,77%.
Em outra frente, o BofA notou que os investidores realizaram o maior volume de aportes em Treasuries desde março para cobrir posições vendidas nesses títulos, após dados amenos de inflação nos EUA no decorrer dos últimos dias.
De acordo com o BofA, o índice de preços ao consumidor americano (CPI, em inglês) de junho veio ligeiramente melhor do que o esperado pelos investidores, ocasionando uma queda dos rendimentos dos títulos do Tesouro e uma fraqueza adicional para o índice Dólar DXY, que mede o desempenho da moeda americana contra uma cesta de moedas.
O índice DXY tem operado no menor nível desde abril de 2022 e registra perda de 3,50% no acumulado do ano até julho. A desinflação nos EUA tem acelerado o declínio da moeda americana, já que beneficia os ativos de risco mundo afora.
Ainda conforme o relatório, os investidores já passaram a precificar mais dois cortes de juros ao longo de 2024 pelo Federal Reserve, totalizando um afrouxamento monetário de 160 pontos-base.