Por Patrícia Vilas Boas
A Volkswagen anunciou nesta terça-feira uma pausa temporária na produção de algumas de suas fábricas no Brasil em meio à falta de componentes e ao feriado de Carnaval, de acordo com o G1.
Segundo o site, a paralisação para férias coletivas e emendas de Carnaval já estava planejada e se aplica a três das quatro unidades da fábrica de automóveis em atividade no país: São Bernardo do Campo e São Carlos, no estado de São Paulo, e em São José dos Pinhais, no Paraná. As atividades em Taubaté seguem normalmente em fevereiro, de acordo com a montadora.
“Os dias de parada já estavam programados desde o ano passado e fazem parte da estratégia da montadora de flexibilização nos processos produtivos devido ao fornecimento de componentes”, disse a empresa.
A escassez global de semicondutores tem impactado diversos setores em todo o mundo, com o automotivo sendo um dos mais afetados, levando a atrasos e falta de estoque na indústria. Com a falta de chips, algumas montadoras têm reduzido sua produção e suspendido a fabricação de novos modelos.
Desde o início da pandemia, montadoras como General Motors, Fiat, Toyota e Ford chegaram a suspender temporariamente suas atividades em algumas fábricas no país devido à falta de semicondutores. A Volkswagen estima que uma normalização na oferta de semicondutores apenas em 2024.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), contudo, espera um crescimento de 3% nos licenciamentos e de 2,2% na produção neste ano, uma breve recuperação em comparação com anos anteriores.
“Depois de um primeiro quadrimestre muito difícil em função da falta de semicondutores, o setor acelerou o ritmo e conseguiu atender parte da demanda reprimida nos mercados interno e externos”, disse o presidente da entidade, Márcio de Lima Leite, em nota divulgada no mês passado.