Por: Machado da Costa
A mineradora Vale (VALE3)aprovou em conselho uma oferta do fundo estatal árabe Public Investment Fund (PIF) para aquisição de 10% da unidade de metais básicos da companhia, disseram à Mover fontes com conhecimento do assunto.
A oferta do PIF, que superou a de outros interessados em uma fatia na área de lítio e cobre da Vale, é de cerca de US$2,5 bilhões, segundo as fontes, que falaram sob anonimato porque as informações não são públicas.
Um dos maiores fundos soberanos do mundo, o PIF busca financiar projetos globais estratégicos, com objetivo de alcançar retornos positivos e diversificar a economia da Arábia Saudita.
Ontem, em comunicado, a Vale confirmou que está em negociações sobre seus ativos de metais básicos, buscando ativamente parceiros, mas não entrou em detalhes sobre as conversas ou valores envolvidos.
A atração de um sócio para a unidade que produz metais ligados à transição energética tem sido colocada pela Vale como um trunfo para destravar valor dessas operações e acelerar o crescimento em um nicho visto como de enorme potencial devido à demanda por metais utilizados em baterias para carros elétricos, por exemplo.
*Esta reportagem foi publicada primeiro no Scoop, às 15H16, exclusivamente aos assinantes do TC. Para receber conteúdos como esse em primeira mão, assine um dos planos do TC.