Taesa afirma que falha em subestação não tem relação com origem de apagão

Veja os detalhes na apuração do Scoop by Mover

Unsplash
Unsplash

Por Machado da Costa

A Taesa (TAEE11) negou que tenha tido participação no apagão que deixou parte de 25 estados e o Distrito Federal sem luz na manhã desta terça-feira (15) no Brasil.

Uma das maiores transmissoras de energia do país, a companhia reportou falha de um componente em uma subestação em Gurupi, no Tocantins. Apesar disso, a Taesa informou que a irregularidade ocorreu devido ao apagão, ou seja, após o acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), medida de proteção do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que desliga algumas regiões para mitigar danos maiores ao sistema elétrico.

“A Taesa nega que houve explosão na subestação de Gurupi (Tocantins). A empresa informa que ocorreu uma falha em um componente da subestação, e que não tem relação com a origem do apagão na manhã desta terça-feira. Esta avaria, de pequeno porte, foi consequência da magnitude da ocorrência no sistema interligado, e não impactou o restabelecimento da transmissão de energia.”

Mais cedo, o Scoop by Mover informou que a explosão em um banco de capacitores na subestação da Taesa foi registrada pouco antes do apagão que deixou ao menos 19 estados brasileiros parcialmente no escuro nesta manhã, de acordo com duas fontes com conhecimento do assunto.

À tarde, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), afirmou que dois eventos que podem ter originado o desligamento do sistema foram detectados, o primeiro na região do Ceará e o segundo em local ainda não identificado pelo ONS. Segundo ele, o MME e outros órgãos do governo estão apurando as causas do apagão.