Queda das ações atrai investidores

Serena Energia diz que há interessados na aquisição da companhia

Serena Energia diz que há interessados na aquisição da companhia
Serena

São Paulo, 17/02/2025 – A geradora renovável Serena Energia informou na manhã desta segunda-feira que ela e seus principais acionistas “têm sido abordados com frequência por investidores interessados em investir na companhia”.

A Serena disse que, “nesse contexto, os principais acionistas têm mantido conversas preliminares com alguns desses investidores”, embora acrescentando que “até o momento, não há qualquer decisão, por parte da companhia ou de seus principais acionistas, sobre realização de qualquer operação”, segundo comunicado ao mercado.

Antes conhecida como Ômega Energia, a Serena tem como principais acionistas a gestora Tarpon, a empresa de investimentos britânica Actis, por meio do FIP Alpha Brazil, e o sócio fundador e atual diretor-presidente, Antonio Bastos Filho.

As ações da Serena despencaram mais de 46% em 2024, em meio a um ano terrível para ações do setor elétrico em geral– o Índice de Energia Elétrica da B3, IEE, caiu mais de 18%, pior desempenho desde 2002.

A fraqueza da Serena na bolsa, que ocorre em meio a um grande interesse de investidores por ativos de energia renovável no Brasil, passou a gerar especulações no mercado sobre potencial compra da empresa, o que levou os papéis a engatarem recuperação parcial, subindo 45% neste ano.

No comunicado divulgado hoje, a Serena citou “queda no preço de suas ações nos últimos meses, em descompasso com seu sólido desempenho e a alta qualidade de seus ativos” como fator por trás do apetite que teria sido demonstrado por investidores.

A companhia não citou potenciais investidores e nem um prazo para uma eventual operação. Na semana passada, o site da Exame publicou que o veículo de investimento do fundo soberano de Cingapura, GIC, estaria avaliando entrar na Serena, em uma operação em conjunto com a General Atlantic, dona da Actis que poderia resultar em fechamento de capital.

(LC | Edição: Luca Boni | Comentários: equipemover@tc.com.br)