São Paulo, 8/11/2024 – A Magazine Luiza está colhendo frutos de uma estratégia de diversificação que envolveu diversas aquisições, da Netshoes ao Kabum!, em um ciclo estratégico que deve ser concluído em 2025, disse o CEO da varejista, Frederico Trajano, em teleconferência com investidores nesta sexta-feira.
“Tudo isso fez com que pudéssemos diversificar as fontes de resultados, e blindar a companhia de efeitos colaterais. Não diria que a gente vai ser uma anticíclica, mas vamos ser menos cíclica, significativamente”, disse Trajano, ao apresentar os resultados do 3T24. A companhia teve lucro no 3T de R$70 milhões, acima do previsto pela Genial (R$28 mi), e revertendo prejuízo de R$143 mi no 3T24.
“É o quarto trimestre seguido de lucro, mesmo em um cenário de Selic em nível altíssimo. O que talvez, cinco, seis anos atrás, em uma operação como a Magalu, a operação tradicional do Magalu, seria praticamente impossível. Dar lucro nesse nível de Selic que estamos dando”, afirmou.
O nível de vendas nas lojas físicas, medidas pelo indicador same store sales (SSS) que avançou 15,2% a/a, deve ser hoje o maior “de qualquer loja de varejo físico do Brasil, um número excepcional”, segundo o CEO. “Pouquíssimas varejistas estão apresentando crescimento nesse nível”.
Para Trajano, o desempenho da varejista de certa forma reflete o ambiente macroeconômico do Brasil em que o PIB segue resiliente, programado para crescer cerca de 3% neste ano, acima das expectativas iniciais, mesmo com a Selic alta, devido ao desemprego “baixíssimo” em níveis históricos.
DIVERSIFICAÇÃO
Para além do varejo, naturalmente mais cíclico, principalmente na baixa renda, Trajano comentou novos negócios menos ligados ao ambiente macro que têm entusiasmado a Magalu, como a recente criação da Magalog, braço de logística, e a Magalu Ads, “um pilar importante do nosso ecossistema”.
“A Magalog já nasce com faturamento bilionário, e receita vindo de empresas de fora do sistema. Com Magalog, Magalu Ads, queremos, mais uma vez, ter uma base de resultados menos cíclica, mais robusta, diminuir nosso beta, monetizar nosso GMV. Nesse contexto de juro alto, é a estratégia mais correta”, explicou o CEO, na teleconferência com analistas e investidores.
Nas estratégias de varejo, ele disse que uma das estratégias para ampliar margens é avançar na oferta de crédito aos clientes nas vendas digitais, para além do tradicional boleto nas lojas físicas. “Lançamos o ‘carnezinho gostoso’ online, CDC digital (crédito direto pré-aprovado). Tenho certeza que isso vai ajudar na penetração”, comentou Trajano.
(LC | Edição: Luca Boni | Comentários: equipemover@tc.com.br)