Hapag-LLoyd firma joint-venture com Norsul, dizem fontes

Operação ocorre em meio ao aquecimento do transporte marítimo nacional

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Por Machado da Costa

O grupo alemão Hapag-Lloyd está firmando uma joint-venture com a operadora portuária brasileira Norsul, controlada pela gestora de recursos Lorinvest, em meio ao aquecimento do setor de transporte marítimo nacional, disseram à Mover duas fontes com conhecimento do assunto.

As fontes, que pediram anonimato para falar com a reportagem, informaram que a parceria comercial terá foco na navegação de cabotagem e em operações de feeder – quando navios menores levam contêineres de um porto com pouco calado para um de maior porte. As fontes não souberam dizer os valores envolvidos na transação.

Duas gigantes internacionais e principais concorrentes da Hapag-Lloyrd, a MSC e a Maersk, também estão de olho em operadores nacionais para estabelecer raízes no Brasil, segundo uma terceira fonte.

Essa pessoa afirmou à Mover que a MSC e a Wilson Sons estão em negociações avançadas, inclusive com um acordo de não-divulgação (NDA, na sigla em inglês) assinado. A Maersk foi apontada pelo Bradesco BBI como um potencial comprador da Santos Brasil, controlada por fundos do banco Opportunity.

A aprovação do Marco da Cabotagem é um dos motivos que levam ao aumento do interesse pelo setor. Sancionada em janeiro de 2022, a lei conhecida como BR do Mar visa aumentar a participação de transportes marítimos na matriz logística nacional, ampliando o volume de contêineres conduzidos e a capacidade da frota dedicada à cabotagem até 2025.

A principal mudança que permitirá esse avanço é a flexibilização do afretamento de embarcações estrangeiras. Poucos dias após a sanção, a MSC firmou um acordo de compra com a operadora de cabotagem brasileira Log-In. Assim, a parceria de Hapag-Lloyd e Norsul competirá no mesmo setor da operadora brasileira, disseram as fontes.

A atuação em time será uma novidade nas operações da Hapag-Lloyd e da Norsul no Brasil. Enquanto a primeira transporta apenas grandes cargas conteinerizadas, a segunda trabalha com cabotagem de carga a granel.

O grupo alemão é considerado o maior transportador de contêineres do mundo, enquanto a Norsul detém a maior quantidade de embarcações do Brasil e 60 anos de história. Além de investir em navegação e logística, a controladora Lorinvest possui investimentos em ativos florestais, fintechs, soluções financeiras e tecnologia industrial.

Procurada, a Hapag-Lloyd confirmou à Mover que está “explorando opções para fortalecer sua posição no mercado brasileiro”. A Norsul ainda não retornou o pedido comentário.

Esta reportagem foi publicada primeiro no Scoop, às 14H43, exclusivamente aos assinantes do TC. Para receber conteúdos como esse em primeira mão, assine um dos planos do TC.