Goldman projeta aumento de 40% na receita líquida do Mercado Livre no Brasil no 4º trimestre

Em relatório, banco apresenta projeções para varejista no 4º trimestre de 2022

Shopify (Foto: Matthew Henry)
Shopify (Foto: Matthew Henry)

Por: Giovanni Porfírio

São Paulo, 24/1/2023 – Em relatório divulgado nesta terça-feira, o Goldman Sachs projeta que o quarto trimestre de 2022 será de forte participação do Mercado Livre (MELI34) no comércio eletrônico e de crescimento da fintech Mercado Pago no Brasil.

O banco americano projeta que o volume bruto de mercadorias negociadas pela varejista, GMV na sigla em inglês, deve aumentar 17% no Brasil no período, impulsionado pela inflação. Já o índice de inadimplência acima de 90 dias deve subir 29% na base anual.

A instituição financeira ainda projeta um aumento anual de 40% na receita líquida do Mercado Livre, impulsionado pela expansão nas taxas de participação de comércio e do banco digital Mercado Pago, cuja carteira de crédito deve aumentar em 55 pontos-base a sua taxa de aceitação.

O Goldman destacou ainda a projeção de aumento da margem operacional da varejista no período, impulsionado pela margem bruta, vendas e marketing, e ligeiramente compensado por maiores despesas de produto e desenvolvimento, além de provisionamento.

CASO AMERICANAS

O Goldman vê uma oportunidade potencial de ganhos de participação de mercado para o Mercado Livre caso a situação atual da Americanas (AMER3) , que pediu recuperação judicial na semana, afete a competitividade no setor, destacando que a varejista está bem posicionada para avançar no market share brasileiro, assim como a Magazine Luiza.

Perto das 13h20, as ações ordinárias do Mercado Livre subiam 0,64% na B3, a R$47,31. No ano, as ações sobem 23,40%.