Por Reuters
Cerca de 500 mil consumidores paulistas seguem com o fornecimento de energia afetado após as fortes chuvas da última sexta-feira, segundo informações da Enel Distribuição São Paulo, empresa que distribui energia para a capital e região metropolitana.
A concessionária afirmou que restabeleceu a energia para mais de 76% dos clientes que tiveram o fornecimento impactado após o vendaval e que, até o momento, cerca de 1,6 milhão de clientes tiveram o serviço normalizado, de um total de cerca 2,1 milhões afetados.
Segundo a distribuidora de energia, a segunda maior do país, o vendaval que atingiu cidades paulistas na última sexta-feira foi o mais forte dos últimos anos e provocou danos severos na rede elétrica com a queda de árvores de grande porte e galhos, levando à necessidade de reconstrução de alguns pontos.
“Técnicos da companhia seguem trabalhando 24 horas por dia para agilizar os atendimentos e restabelecer o serviço para a grande maioria dos clientes até a próxima terça-feira”, disse a Enel São Paulo em nota à imprensa.
A empresa disse ainda estar atuando em conjunto com Corpo de Bombeiros, Prefeitura e outras autoridades, e que está priorizado os casos mais críticos, como serviços essenciais e a conexão das escolas onde seriam aplicadas as provas do Enem.
“A Enel São Paulo seguirá com a mobilização total dos profissionais e reforço em várias frentes, como call center e operação de campo.”
Além da Enel, o Estado de São Paulo é atendido ainda por distribuidoras dos grupos EDP, CPFL e Neoenergia.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse nesta segunda-feira que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) pedirá explicações sobre a interrupção no fornecimento dos serviços
Em postagem na rede social X, Dino afirmou ainda que outras iniciativas serão anunciadas pelo secretário nacional do consumidor, Wadih Damous.