São Paulo, 08/08/2024 – A Eletrobras está operando com nível de custos abaixo da meta estabelecida para este ano, mostrando avanço em iniciativas para cortes de despesas desde a privatização da empresa, disse hoje o presidente-executivo, Ivan Monteiro, em teleconferência.
A Eletrobras busca encerrar 2024 com custos com pessoal, material, serviços e outros, conhecidos pela sigla PMSO, em R$7 bilhões ou abaixo. “Porém os resultados do segundo trimestre já apontam para a casa de R$6,3 bilhões de PMSO recorrente”, destacou o CEO no call com investidores.
A expectativa da Eletrobras é que as iniciativas permitam levar o nível de rentabilidade e eficiência a patamar semelhante ao de rivais no setor, “o que ainda não se observa”, acrescentou Monteiro, ao comentar os números.
Em 2022, quando foi privatizada, a Eletrobras reportou custos PMSO recorrentes de R$8,27 bilhões, quase 15% acima da meta atual. Desde então, tem desligado funcionários em planos de demissão voluntária, enquanto contrata novos profissionais.
Até 30 de junho, 3,9 mil inscritos em PDVs deixaram a empresa, enquanto 1,7 mil novos profissionais foram admitidos desde o início de 2022, o que levou a idade média do quadro de pessoal de 52,4 anos para 45,3 anos.
A Eletrobras teve lucro do segundo semestre de R$1,7 bilhão, 7,6% acima do mesmo período de 2023. No período, reconheceu R$1 bilhão em créditos tributários por prejuízos acumulados, em operação viabilizada pela recente incorporação da subsidiária Furnas, uma das medidas para simplificar a estrutura após a desestatização.
A elétrica ainda reduziu em R$0,7 bilhão o estoque de provisões por disputas legais sobre o chamado empréstimo compulsório, para total agora de R$15,3 bilhões, diminuindo gastos com juros e celebrando acordos para quitar valores com deságio, beneficiando diretamente os resultados. Essas negociações também foram impulsionadas após a desestatização, com maior liberdade para atuação da empresa.
COMERCIALIZAÇÃO EM ALTA
O presidente da Eletrobras destacou ainda a forte expansão no setor de comercialização, depois de decisão da empresa de criar um time em São Paulo focado nesse nicho, estratégia antecipada pela Mover e pelo Faria Lima Journal, em fevereiro.
“Claramente a estratégia de formação da equipe de comercialização começa a render bons frutos”, disse Monteiro, ao comentar os números do 2T.
Nos últimos 12 meses, a Eletrobras avançou de 265 clientes no mercado livre de eletricidade para 551, enquanto os consumidores finais atendidos passaram de 145 para 432, com aumento de 6,5% nos preços de comercialização entre o primeiro e o segundo trimestre.
Por volta das 12h25, as ações ON da Eletrobras avançavam 3,36%, cotadas a R$39,07, sendo maior contribuidora do Ibovespa, adicionando mais de 145 pontos ao índice.