Disney supera consenso no 4º trimestre, mas anuncia demissões em teleconferência de resultados

Perto das 19h15, as ações da Disney subiam 5,03% na NYSE, a US$117,70

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Por: Giovanni Porfírio

As ações da Disney sobem no pós-mercado americano, após a companhia superar consensos no balanço do quarto trimestre de 2022 nos principais indicadores e registrar perdas menores que as esperadas no segmento de streaming. Mesmo com o bom resultado, no entanto, a empresa anunciou nesta noite o corte de 7 mil funcionários e uma nova composição de seus negócios.

Perto das 19h15, as ações da Disney subiam 5,03% na NYSE, a US$117,70.

A companhia registrou lucro líquido por ação de US$0,99 entre outubro e dezembro, acima do consenso de US$0,79. A receita total atingiu US$23,51 bilhões, também superando a expectativa de US$23,37 bilhões.

A receita proveniente da divisão de parques, experiências e produtos atingiu US$8,73 bilhões no período, alta de 21% na comparação anual. Já a receita operacional do segmento aumentou 25% em um ano, para US$3,1 bilhões, impulsionada pelo aumento nos gastos de hóspedes.

O total de assinantes no Disney+ chegou a 161,8 milhões no quarto trimestre, número 1% inferior ao do mesmo período do ano passado. A receita mensal média por assinante pago também diminuiu de US$6,10 para US$5,95, pressionada “por um mix maior de assinantes para ofertas de vários produtos, parcialmente compensado por um aumento nos preços de varejo”, explicou a Disney.

No comunicado de resultados, o diretor-presidente da companhia, Robert Iger, destacou que a Disney está embarcando em uma transformação significativa que aumentará o potencial das equipes criativas, marcas e franquias, em meio à redução de despesas. “Isso levará a um crescimento sustentado e à lucratividade de nossos negócios de streaming, nos posicionará melhor para enfrentar disrupções futuras e desafios econômicos globais, além de agregar valor aos nossos acionistas”, disse Iger na nota.

Na teleconferência de resultados nesta noite, a companhia informou que eliminará 7 mil empregos, cerca de 3% do total de funcionários, além de cortar US$5,5 bilhões em custos, dos quais US$3 bilhões são relacionados a conteúdo – excluindo esportes.

A Disney informou ainda que passará a ser composta por três segmentos, a Disney Entertainment – que inclui a maior parte de suas operações de streaming e mídia –, uma divisão da ESPN, com a rede de TV e o serviço de streaming, além de uma unidade voltada para parques, experiências e produtos.