Entrevista à TC News

Ânima estuda opões para desalavancar, incluindo venda da São Judas: 'É uma joia'

Ânima estuda opões para desalavancar, incluindo venda da São Judas: 'É uma joia'

São Paulo, 26/4/2024 – A Ânima Educação avalia alternativas para reduzir a alavancagem que passam pela venda de ativos, incluindo a Universidade São Judas, pela qual a companhia recebeu uma oferta que ainda está em processo de análise, disse hoje o diretor-presidente do grupo, Marcelo Bueno, em entrevista ao vivo à TC News, no programa Almoço de Negócios.

“Temos várias alternativas sendo estudadas de desalavancagem inorgânica, não necessariamente a São Judas é a única delas. Podemos fazer uma, podemos fazer outra, ou algumas ao mesmo tempo”, afirmou Bueno, sem especificar quais outras operações foram colocadas no mercado. “Como bom pescador, a gente joga todas as iscas na água”, brincou o CEO.

No caso da oferta pela São Judas, confirmada pela Ânima ao mercado em novembro, Bueno disse que foram contratados assessores para ajudar na análise de um potencial negócio, e o processo ainda está em andamento.

“Estamos analisando, fazendo um processo de analisar se faz sentido, se não faz, em que patamar faz sentido, como fazer. É um ativo que é uma joia, é um ativo maduro… uma companhia de margens altas”, disse Bueno, sem abrir detalhes das avaliações.

Fora essa agenda de desalavancagem e M&A, o foco número um da Ânima será buscar iniciativas para aumento de receita. “O ‘turnaround’ já foi feito, agora tem que expandir o ‘top line'”, disse Bueno, comentando também sobre apetite da empresa de levar seus negócios em educação a novas cidades pelo Brasil.

A alavancagem da Anima, medida pela relação entre dívida líquida e EBITDA, ficou em 3,25x no quatro trimestre de 2023, contra 4,1x ao final de 2022. “Tenho sustentado que o quatro trimestre mostrou, em minha opinião, o momento em que a Ânima atravessou a arrebentação”, resumiu o CEO, que é também o principal acionista da companhia, com 6,9% do capital social.

A Ânima encerrou 2023 com base total de 405,5 mil aunos matriculados e receita líquida de R$3,7 bilhões. Com mais de 30 marcas educacionais, incluindo nomes como São Judas, Anhembil Morumbi e Unisul, a empresa tem 60% da receita proveniente do presencial, incluindo cursos de medicina, e 33% da Inspiralli, unidade de educação médica, enquanto 7% vem do ensino digital (EAD).

Por volta das 14h40 as ON da Ânima avançavam 6,03% cotadas a R$3,69, sendo a segunda maior alta percentual entre as ações que compõem o Índice IBRA. No acumulado do ano até aqui os papéis acumulam uma desvalorização de 17%.

(LC | Edição: Luca Boni | Comentários: equipemover@tc.com.br)