Ações do Spotify disparam nos EUA com aumento de usuários e previsão otimista para 1º trimestre

Perto das 11h30, as ações da companhia de streaming de música subiam 9,00% em Nova York, a US$109,00

Unsplash
Unsplash

Por: Giovanni Porfírio

As ações do Spotify abriram em forte alta nos Estados Unidos nesta terça-feira, após a companhia reportar um aumento anual no número de usuários no seu balanço do quarto trimestre de 2022 e a previsão otimista para o próximo período.

Perto das 11h30, as ações da companhia de streaming de música subiam 9,00% na NYSE, a US$109,00.

O Spotify registrou prejuízo líquido de 270 milhões de euros entre outubro e dezembro, alta anual de 62,5%. Já as receitas somaram 3,16 bilhões de euros na mesma base, alta de 4,28%.

O número de usuários mensais ativos na plataforma no quarto trimestre chegou a 489 milhões, aumento de 20% na comparação anual. Cerca de 33 milhões de usuários ativos foram adicionados, o que o Spotify considerou um recorde para a empresa. Os assinantes pagos também cresceram 14% em um ano, chegando a 205 milhões.

A companhia informou que sua receita de publicidade subiu 14% na comparação com o quarto trimestre do ano passado, e representou 14% da receita total do período, impulsionada pelos podcasts. “Apesar da incerteza econômica em curso, estamos satisfeitos com nossos resultados gerais”, informa um trecho do relatório de resultados.

Assim como outras empresas de tecnologia, em janeiro o Spotify informou a demissão de 6% de seus funcionários – cerca de 600 colaboradores – como parte de uma medida de cortes de custos, após gastar muito durante a pandemia de Covid-19.

“Fui ambicioso demais ao investir antes do crescimento de nossa receita. Assumo total responsabilidade pelas mudanças que nos trouxeram aqui hoje”, disse o diretor-presidente do Spotify, Daniel Ek, em nota publicada no site da empresa.

Para o primeiro trimestre de 2023, além da previsão de chegar a meio bilhão de usuários ativos, a companhia de streaming também projeta receita de 3,1 bilhões de euros, e atingir 207 milhões de assinantes pagos.