Taxa de desemprego dos Estados Unidos fica em 3,6% em junho

Número de novos empregos fica abaixo da estimativa do mercado

Pixabay
Pixabay

Por Bruno Andrade

A economia americana registrou uma queda na taxa de desemprego de 3,7% em maio para 3,6% em junho de 2023, mostra documento divulgado pelo governo dos EUA nesta sexta-feira (07). O número total de desempregados ficou em seis milhões em todo o país. A cifra veio em linha com o consenso, que também previa uma taxa em 3,6%.

O número de novos trabalhadores urbanos ficou em 209 mil, abaixo dos 225 mil esperados pelo mercado. O número representa uma desaceleração ante maio, quando foram criadas 306 mil vagas, segundo dados revisados.

Segundo Andre Fernandes, head de renda variável da A7 Capital, o dólar deve devolver parte da forte alta de ontem com os dados apresentados hoje, trazendo mais alívio para as bolsas como um todo, e um apetite maior a risco por parte dos agentes.

“Ontem na prévia do indicador, foi divulgado uma criação de 497 mil empregos frente a um consenso no mercado de criação de 228 mil empregos, o que provocou uma forte alta do dólar ontem, com o mercado reajustando suas posições reforçando maiores altas de juros nos EUA”, disse Fernandes.

Ele comenta também que com os dados atuais, o mercado passou a ficar dividido sobre a probabilidade do Fed elevar os juros com uma alta ou duas nas próximas reuniões. “O dado de hoje pode trazer um alívio para o mercado, com bolsas subindo e dólar perdendo força”, explicou Fernandes.

Os números também revelam que o ganho médio por hora trabalhada subiu 0,4% na base mensal, ante uma expectativa de alta de 0,3%. Já na base anual, o ganho médio foi de 4,4%, contra um consenso de 4,2%. A média de horas trabalhadas por semana foi de 34,4, praticamente em linha com o consenso, de 34,3 horas.