Produção industrial cresce 0,3% em abril

Resultado foi dentro de esperado

Pixabay
Pixabay

Por Juliana Machado

O setor industrial brasileiro registrou um crescimento de 0,3% em maio na comparação com abril, em linha com projeções de analistas, segundo dados divulgados nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação anual, a expansão foi de 1,9% em maio, acima do consenso de mercado, que era de 1,1%.

Segundo o IBGE, houve disseminação de taxas positivas em diversos itens, atingindo três das quatro grandes categorias econômicas e 19 dos 25 ramos industriais pesquisados. Assim, o setor industrial se encontra 1,5% abaixo do patamar pré-pandemia, em fevereiro de 2020.

Entre as atividades, as influências positivas para o desempenho no mês vieram de itens como produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (7,7%), veículos automotores, reboques e carrocerias (7,4%) e máquinas e equipamentos (12,3%). Outras contribuições positivas relevantes para o desempenho do mês vieram de indústrias extrativas, produtos de metal, equipamentos de transporte e metalurgia, produtos diversos e de couro e artivos para viagem e calçados.

Do lado negativo, entre as seis atividades com redução na produção estão produtos alimentícios (-2,6%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-9,7%).