Produção industrial cresce 0,1% em junho e fica acima do consenso

No comparativo anual, a alta foi de 0,3%

Pixabay
Pixabay

Por: Leandro Tavares

A produção industrial brasileira registrou um crescimento de 0,1% em junho na comparação com maio, na segunda alta consecutiva do indicador e acima das projeções de analistas, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira. Na comparação anual, o avanço é de 0,3% em junho, em linha com o consenso de mercado.

No período, somente uma das quatro grandes categorias econômicas e 7 dos 25 ramos industriais pesquisados mostraram crescimento na produção. De acordo com o IBGE, a maior influência positiva nos grupos de atividades veio de indústrias extrativas, que avançaram 2,9% em junho. Outros setores que contribuíram para o resultado foram confecção de artigos do vestuário e acessórios, com 4,9%, produtos de borracha e de material plástico, com 1,2%, e de produtos de metal, com 1,2%.

Por outro lado, entre as 16 atividades em queda, exerceram os maiores impactos negativos os segmentos de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, com recuo de 3,6%; veículos automotores, reboques e carrocerias, com baixa 4,0%; e máquinas e equipamentos, com queda de 4,5%.