Powell: Fed terá política monetária apertada até ver inflação na meta, mas está perto de fim do ciclo

Fed manterá a política restritiva até ter a convicção de que a inflação está convergindo para a meta

Reprodução/X
Reprodução/X

Por: Juliana Machado e Gabriel Ponte

O Federal Reserve manterá a política monetária restritiva até ter a convicção de que a inflação está convergindo para a meta de médio prazo de 2%, mas vê o fim do ciclo de juros altos próximo, afirmou o presidente da entidade, Jerome Powell, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira.

Segundo Powell, a política monetária adotada atualmente é bastante restritiva e o Fed está vendo seus efeitos, com proximidade do fim do ciclo, enquanto os próximos passos são tomados cuidadosamente. “Já chegamos muito longe com esse ciclo de aumento de juros”, afirmou.

Apesar disso, Powell reforçou que, sem estabilidade de preços, a economia não funciona e prejudica a vida dos americanos, de maneira que é preciso continuar monitorando os efeitos do aperto já em curso e assegurar que a meta seja alcançada. “Não temos a convicção de que a meta foi atingida”, disse ele. “As decisões de juros são tomadas reunião a reunião.”

Powell reconheceu que a inflação “está caindo”, mas ainda está acima de 2%, com um mercado de trabalho ainda apertado, embora mais fraco do que no começo do ano e com condições de seguir apresentando alívio. “Dados e balanço de riscos são necessários para definir os próximos passos”, declarou.

Ele também indicou que o Fed não está falando ou pensando em cortes de juros nesse momento, mas se há espaço para elevar os juros de forma adicional nas próximas reuniões e por quanto tempo a política monetária deve seguir restritiva.

(JM + GP | Edição: Machado da Costa| Comentários: equipemover@tc.com.br)