Mercado passa a ver maior chance de corte de 50 pontos-base na Selic

Queda na inflação é apontada como um dos motivos do otimismo

Unsplash
Unsplash

Por Machado da Costa

Os agentes do mercado financeiro passaram a indicar uma probabilidade maior de um corte de 50 pontos-base na taxa básica de Juros, a Selic, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), alterando um quadro que estava dado até semana passada, quando a probabilidade maior era de um corte de 0,25 ponto percentual.

De acordo com o monitoramento de opções de Copom feito pela B3, o preço de referência para corte de 0,5 ponto percentual alcançou R$59 na sessão desta terça-feira (25). O preço para corte de 0,25 ponto percentual caiu para R$37. O valor representa a probabilidade de concretização do evento. Assim, a chance de corte de 50 pontos-base é de 59%, enquanto para corte de 25 pontos-base, 37%.

Na sexta-feira (21), o indicador apontava o contrário. A chance para corte de 0,25 ponto percentual era de 47%, enquanto para corte de 50 pontos-base, 43%.

Os investidores calibraram suas projeções após a divulgação de dados da atividade econômica, inflação e arrecadação ao longos dos últimos dias, passando a precificar um alívio monetário em ritmo acelerado. Apesar disso, são poucas as chances de um corte maior, de 0,75 ponto percentual: apenas 2%, de acordo com os preços de referência de opções de Copom.

A próxima decisão de juros do Copom ocorrerá nos dias 1 e 2 de agosto.