Empresária questionou BC em evento da FIESP

Luiza Trajano pede a Galípolo para não subir mais juros; 'temos muita esperança'

Luiza Trajano pede a Galípolo para não subir mais juros; 'temos muita esperança'
YouTube

São Paulo, 14/2/2024 – A presidente do conselho do Magazine Luiza, Luiza Trajano, pediu nesta sexta-feira ao presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para “não comunicar mais que terá aumento de juros” pelo Comitê de Política Monetária (Copom), em falas que ecoam questionamentos realizado anteriormente pelo empresário Rubens Ometto, controlador da Cosan, diante do encarecimento do custo de crédito devido ao atual patamar da taxa Selic.

“Temos que pensar fora da caixa, e esse pacto que falamos mais cedo tem que existir. É preciso sair do diagnóstico e ir à ação. Então, pedir para ele (Galípolo), por favor, não comunicar mais que vai ter aumento de juro, porque aí já atrapalha tudo desde o começo. Obrigado por estar aqui, e a gente está com muita esperança”, afirmou Trajano, em evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

De acordo com Trajano, o setor varejista é o primeiro a sofrer com o processo de aperto monetário promovido pelo Copom. “A pequena e média empresa não aguentam sobrever mais com isso. Não tem condição disso, e é ela que gera emprego. Essa forma não está dando certo”, criticou.

As falas da presidente do Conselho de Administração da Magalu também ecoam os questionamentos de Ometto, da Cosan, em novembro, quando o empresário pediu a Galípolo que a autoridade monetária intercedesse de alguma forma, junto a políticos, por uma mudança de direção. “É uma coisa que, desculpe o francês, estamos ferrados”, desabafou na ocasião, durante um evento do Grupo Esfera.

Na ocasião, Ometto afirmou que o país encontrava-se em uma situação “muito difícil”. “Porque quando você é empresário e vê o que está acontecendo… você vê claramente que é uma política de partido, de não reduzir (gastos)”, criticou.

Galípolo assumiu o comando do BC neste ano, e na primeira reunião que presidiu do Comitê de Política Monetária, houve elevação da Selic em 100 pontos-base, a 13,25%, de forma unânime e sem surpresas, e antevendo novo ajuste de mesma magnitude em março, em linha com guidance contratado ainda em dezembro.

Em comentários recentes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o ex-presidente do BC, Roberto Campos Neto, deixou “uma arapuca armada” para Galípolo com o guidance, e disse ter “certeza” de que o novo diretor-chefe “corrigirá” o nível dos juros.

Dados da Economatica apontam que os papéis ON de Magazine Luiza possuem nível de free float alugado de 17,1%, o décimo sétimo maior entre papéis da B3. Já entre papéis do subsetor de Comércio, Magazine Luiza é a terceira com maior nível de free float alugado, atrás apenas de Casas Bahia ON (23,5%) e Petz ON (19,5%).

Em 12 meses, as ações da Magazine Luiza recuam 66,3%, pressionados pelo cenário desafiador para o varejo diante do encarecimento do custo de crédito local. Na mesma janela de tempo, o Ibovespa perde 2,48%, enquanto o CDI detém rentabilidade positiva de 11,1%.