Livro Bege: Economia dos EUA avançou ligeiramente desde o fim de maio

Alguns distritos apontaram que a contratação de empregados tem ficado seletiva

Facebook/Federal Reserve
Facebook/Federal Reserve

Por: Gabriel Ponte

A economia dos Estados Unidos avançou ligeiramente desde o fim de maio, reportaram os distritos consultados pelo Livro Bege, do Federal Reserve, nesta quarta-feira. As expectativas gerais para os próximos meses, no entanto, continuaram a apontar para um menor crescimento da atividade econômica nos EUA, de acordo com o documento.

Segundo a publicação — um estudo elaborado pelas 12 regionais do banco central americano junto às empresas, que fornece uma visão geral da atividade, emprego e preços de cada parte do país — a geração de postos de trabalho também avançou moderadamente no período.

Ainda de acordo com o relatório, a maioria dos distritos observou uma criação de empregos no período. Segundo o levantamento, a demanda por mão-de-obra manteve-se “saudável” nos Estados Unidos. 

Alguns distritos apontaram, porém, que a contratação de empregados tem ficado cada vez mais seletiva. Por outro lado, segundo vários distritos, o crescimento salarial está retornando aos níveis pré-pandêmicos. 

De forma geral, os preços avançaram em ritmo modesto desde o fim de maio. Alguns distritos apontaram, porém, relutância em repassar o aumento de preço aos consumidores, já que estes têm se mostrado mais sensíveis à sua variação. Também segundo o Livro Bege, as expectativas apontam para uma estabilidade, ou até mesmo redução, de preços ao longo dos próximos meses.