Por: Leandro Tavares
São Paulo, 01/11/2023 – A abertura de vagas de trabalho nos Estados Unidos cresceu pelo segundo mês consecutivo, registrando 9,55 milhões de novos postos em setembro, acima dos 9,49 milhões em agosto, de acordo com o Job Openings and Labor Turnover Survey (Jolts, na sigla em inglês), divulgado pelo Departamento de Trabalho americano. O resultado veio acima do consenso de 9,25 milhões.
O número mostra a força da economia americana, sustentada pelos gastos dos consumidores, o que ajuda a atividade a resistir aos juros elevados e à inflação. No mês passado, as contratações aumentaram, enquanto as demissões diminuíram.
Ao longo de setembro, houve aumento de vagas de emprego em alojamento, alimentação e serviços, com 141 mil postos, e em artes, entretenimento e recreação, com 39 mil. Por outro lado, diminuiu o número de vagas nos governos estaduais e locais de educação, em 42 mil, e na indústria de bens não duráveis, com 37 mil.
Já a chamada taxa de desistências, que mede o abandono voluntário do emprego como porcentagem do total, manteve-se estável em 2,3% pelo terceiro mês seguido, a taxa mais baixa desde o início de 2021.