EUA: Mercado de trabalho desacelera em outubro com 150 mil novas vagas

O dado veio abaixo da projeção de analistas, que esperavam 180 mil novas vagas

Pixabay
Pixabay

Por: Leandro Tavares

São Paulo, 3/11/2023 – O relatório de emprego urbano dos Estados Unidos, conhecido como Payroll, mostrou a criação de 150 mil postos de trabalho no país em outubro, uma redução significativa quando comparado ao número de 336 mil visto em setembro, mostrou o Departamento de Trabalho nesta sexta-feira. O dado veio abaixo da projeção de analistas, que esperavam 180 mil novos empregos.

O resultado ocorre em meio à política monetária apertada praticada pelo Federal Reserve para controlar a inflação, que segue acima da meta de 2%.Logo após a divulgação do dado, o rendimento dos Treasuries de dez anos, referência no mercado, operava em baixa de mais de 9 pontos-base, a 4,570%.

De acordo com o Departamento de Trabalho, o resultado de outubro foi fortemente impactado pela greve dos trabalhadores na indústria automobilística, que, em algumas fábricas, já se aproxima de quase 2 meses.  

Em outubro, a taxa de desemprego subiu para 3,9%, levemente acima do consenso de 3,8%, com 6,5 milhões de desempregados no país. Já o ganho médio por hora trabalhada mostrou uma desaceleração em relação ao mês de setembro, ao registrar 0,2% na base mensal; na base anual, o reajuste salarial por hora foi de 4,1%, abaixo do consenso. 

Os dados divulgados hoje são chave para consolidar as apostas na trajetória de juros na economia americana. Na quarta-feira (1), o Fed manteve os juros inalterados no intervalo entre 5,25% e 5,50%, com os dirigentes da autoridade avaliando se as condições financeiras já se encontram suficientemente restritivas para controlar a inflação, ou se são necessários apertos adicionais.

(LT | Edição: Juliana Machado | Comentários: equipemover@tc.com.br)