Por: Gabriel Ponte
As expectativas de inflação ao consumidor nos Estados Unidos para um ano avançaram 0,1 ponto percentual, a 3,6%, de acordo com levantamento do Federal Reserve de Nova York realizado em agosto e divulgado nesta segunda-feira. A projeção representa uma aceleração frente à julho, quando a inflação projetada pela pesquisa era de 3,5%.
O estudo apontou que as expectativas de inflação em cinco anos avançaram 0,1 ponto percentual, a 3,0%. Já para três anos, as expectativas recuaram 0,1 ponto percentual, a 2,9%.
A pesquisa mensal do Fed de Nova York tem representatividade nacional e é realizada com cerca de 1,3 mil famílias. O levantamento é considerado uma “prévia” da inflação ao consumidor nos EUA.
Segundo o levantamento, os preços devem subir em uma série de itens, como gasolina, alimentação, aluguel, custos médicos e educacionais. Além disso, um número recorde de participantes apontou dificuldades em obter crédito na economia americana.
A pesquisa foi realizada às vésperas da divulgação, na próxima quarta-feira, dos dados de inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) pelo Departamento do Trabalho, referentes a agosto. Já a próxima decisão de juros do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) ocorrerá nos dias 19 e 20 de setembro. Os investidores esperam que o comitê mantenha o juro inalterado no intervalo entre 5,25% e 5,50%.