Blecaute atinge diversas regiões do Brasil e corta cerca de 20% da carga de energia nacional

Segundo MME, sistema está sendo normalizado ao longo da manhã

UnSplash
UnSplash

Por Luciano Costa

Diversas regiões do Brasil enfrentavam blecautes na manhã desta terça-feira (15), após uma falha em linhas de transmissão que ligam o Norte ao Sudeste levar ao desligamento de cerca de 16 mil megawatts em carga. As regiões mais atingidas foram o Norte e o Nordeste, mas partes do Sudeste também foram afetadas, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A interrupção, que começou às 8h31, chegou a derrubar cerca de 20% do consumo. Até as 9h16, 6 mil megawatts haviam sido recompostos, de acordo com o ONS.

O blecaute chegou a impactar a operação de indústrias e atrapalhou até a teleconferência de resultados da JBS (JBSS3), que ocorria nesta manhã. “Em virtude do apagão, tivemos um problema operacional e pedimos para quem queria fazer perguntas que conecte novamente”, disse o CEO da empresa, Gilberto Tomazoni, durante a conversa com analistas e investidores.

O MME disse que “as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas”. O chefe da pasta, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar a retomada do fornecimento de energia, além da apuração das causas do incidente.