Por Reuters
A atacante Eugénie Le Sommer marcou dois gols para comandar a goleada da França por 4 x 0 sobre Marrocos pelas oitavas de final da Copa do Mundo feminina e garantir a classificação para as quartas de final do torneio pela terceira edição consecutiva.
O quarto gol de Kadidiatou Diani no torneio, uma cabeçada aos 15 minutos da etapa inicial, desencadeou uma blitz de três gols das francesas em oito minutos, com Kenza Dali e Le Sommer também marcando no Estádio Hindmarsh, encerrando a campanha surpresa da seleção africana.
Na próxima fase, a França enfrentará a coanfitriã Austrália, no sábado, em Brisbane.
O Marrocos se tornou a equipe com a classificação mais baixa no ranking mundial (72º) a jogar nas oitavas de final, recuperando-se de uma derrota por 6 x 0 contra a Alemanha na estreia para vencer Coreia do Sul e Colômbia.
Mas as marroquinas não foram páreo para a França, quinta colocada no ranking, que ficou invicta na fase de grupos, coroada por uma vitória por 6 x 3 sobre o Panamá.
Le Sommer ampliou seu recorde de maior número de gols na história pela França para 92, enquanto o jogo marcou a primeira vez que as francesas fizeram quatro gols em uma partida da fase final da Copa do Mundo. Após balançar as redes no primeiro tempo, ela marcou o último gol da equipe na segunda etapa.
Esta Copa do Mundo ainda marcou a primeira vez que três países africanos chegaram às oitavas de final, com Marrocos, África do Sul e Nigéria. O Marrocos esperava se tornar a primeira nação africana a vencer uma partida de mata-mata.
A defensora marroquina Nouhaila Benzina também fez história como a primeira jogadora a usar hijab na Copa do Mundo feminina.