Mensurando o impacto do evento ‘Shanghai Fork’ nos preços do Ether

Investidores poderão resgatar criptomoedas travadas na rede ethereum

FreePik
FreePik

Por Paulo Boghosian

Certamente muitos dos leitores já ouviram falar do processo de upgrade do Ethereum, que muitos chamam de Ethereum 2.0. Trata-se de uma série de mudanças no protocolo, realizado em várias etapas.

Na etapa chamada de “The Merge”, o Ethereum mudou seu mecanismo de consenso de prova de trabalho (Proof of Work), onde mineradores desempenham trabalho de forma a minerar novas moedas, para um mecanismo de prova de participação (Proof of Stake), onde investidores travam suas moedas em contratos em lockup e recebem um rendimento por validar transações e proteger a rede. 

O The Merge foi complexo como trocar a turbina de um avião em pleno vôo. Neste processo, foi criada uma rede paralela, a Beacon chain, sem que a rede original deixasse de funcionar. Nesta rede paralela, investidores podiam travar suas moedas no método de prova de participação, mas não podiam resgatar as moedas.

Mais de seis meses depois de as duas redes se fundirem – o processo do The Merge ocorreu em 15 de setembro de 2022 – os investidores ainda não podem resgatar as moedas travadas na Beacon chain. Isso será possível em 12 de abril, com um evento chamado “Shanghai Fork”.

Esse evento trará melhorias para o mecanismo de validação das transações, adicionando maior segurança à rede Ethereum. O impacto dessa etapa da transição da rede Ethereum sobre o preço dos tokens Ether ainda é bastante incerto. 

Se por um lado o aumento da segurança e o fato de que o protocolo Ethereum é um dos que utilizam o método de prova de participação com um dos menores porcentuais de moedas travadas na rede podem animar o mercado por incentivar mais investidores a participar do mecanismo; por outro a abertura dos resgates pode levar investidores a liquidar suas moedas, pressionando os preços para baixo no curto prazo. 

Estimar o comportamento dos preços após a liberação dos Tokens é bastante complexo também por ser a primeira vez que um evento deste tipo ocorre em uma blockchain da magnitude da Ethereum. Além disso, muitos investidores que têm suas moedas travadas compraram estas a preços muito mais altos do que os atuais. Será que esta turma estará disposta a realizar perdas?

Chart, histogramDescription automatically generated

Fonte: Glassnode

Outro ponto sobre o Shanghai Fork é que ele permitirá o resgate total dos rendimentos obtidos com o staking dos tokens, mas, para quem quiser sacar o principal, será necessário entrar em uma fila, já que o protocolo possui um limite de resgates por período. Isso ocorre para garantir a segurança da rede.

Mesmo aqueles investidores que optarem por resgatarem suas moedas ainda podem escolher não vendê-las, aliviando a eventual pressão negativa para os preços nos dias que seguirão o 12 de abril. Os investidores podem simplesmente optar por um outro serviço de staking, em protocolos que fazem staking as a service, por exemplo. Vale notar que as maiores corretoras americanas estão sofrendo pressões dos reguladores nos Estados Unidos para descontinuar seus serviços de staking.

À luz dos fatores mencionados e considerando que o Shanghai Fork já está anunciado há algum tempo, provavelmente os preços atuais do Ether já incorporem boa parte dos desdobramentos desse evento. O impacto no preço deve ser, portanto, limitado, mas os volumes transacionados e a volatilidade do Ether deve subir.

Utilizando-se como premissa que cerca de um décimo dos investidores optem por se desfazer das moedas travadas, a pressão vendedora não seria maior do que a pressão vendedora que os mineradores exerciam quando o Ethereum utilizava o mecanismo de prova de trabalho. (Depois de migrar para o mecanismo de prova de participação, a emissão de moeda caiu brutalmente na rede Ethereum).

O impacto desse processo todo, de médio prazo, é positivo. A rede se tornará mais moderna e escalável, e compatível com novas aplicações da tecnologia blockchain. No curto prazo, as oscilações de preço podem ser maiores, mas refletem ruídos e não fundamentos. 

Nova inflação monetária do Ethereum

Graphical user interface, chartDescription automatically generated

Fonte: Glassnode