A importância de investir de forma consistente

Tempo investido no mercado é tão importante quanto as micro decisões feitas no dia a dia

Unsplash
Unsplash

Por Pedro Machado

O investidor de hoje está constantemente absorvendo múltiplas fontes de notícias para manter suas estratégias em dia e tentar comprar e vender nos momentos ótimos. Sem dúvida tem um tremendo valor agregado em estar bem equipado nas suas decisões de alocação de capital.

Porém, muitas vezes esquecemos do simples fato de que o tempo investido no mercado é tão importante quanto as micro decisões feitas no dia a dia, como alocação da carteira entre classes de ativos, quais ações compramos e vendemos e em quais fundos aplicamos.

É importante darmos um passo para trás e rever uma estatística muito importante proveniente do mercado financeiro americano, que destaca os retornos vindo principalmente dos dez melhores dias do ano.

*Fontes: Ned Davis Research, Morningstar, and Hartford Funds, 2/22

Foi analisado os retornos médios anuais do SP500 durante os últimos 15 anos (começo de 2008 até final de 2022) e depois retirado os dias com melhor desempenho durante o período para chegar à seguinte conclusão:

Um investidor alocado durante estes 15 anos no SP500 teve um retorno médio anual de 8,81%.

Se o investidor tivesse perdido os 10 dias (retorno mais alto) do período, esta média anual já cairia para 3,29% anualmente.

Perdendo os 20 dias de maior retorno no período, seria negativo (2,93%) no período.

Quando colocamos assim, nos permite ver o quão importante é ter uma alocação-base de ativos de risco, independentemente de como observamos os riscos do cenário macroeconômico e Valuations.

Acredito que também surpreenderia investidores que 50% dos melhores cinquenta dias de desempenho do SP500 entre 1992-2021 vieram no meio de Bear Markets, períodos onde o principal índice americano registra queda acima de 20% do topo. Os outros 28% dos melhores cinquenta dias vieram nos primeiros dois meses de um novo Bull Market, períodos em que investidores tipicamente estão ainda receosos de investir, pelo mercado fazer o fundo bem na frente da economia, tipicamente.

Essa dinâmica não quer dizer que investidores no curto e intermédio prazo não conseguem ganhar dinheiro se posicionando estrategicamente em volta de eventos. Mas esse tipo de trading tende ser muito mais focado em seguir tendências ou reversões pontuais, com excelente gestão de risco necessário para manter lucros consistentemente.

Para investidores de longo prazo, o ideal é definir sua alocação mínima e máxima para ativos de risco e operar dentro deste range. Certamente é mais fácil dizer do que executar, mas quando há crises significativas tendem a ser as melhores oportunidades de investir. Busque ter sempre uma reserva para chegar a esta alocação máxima de risco após um evento relevante no sistema financeiro e quedas expressivas.