Por Erick Matheus Nery
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, por declarações feitas pelo brasileiro sobre a guerra entre a Ucrânia e a Rússia de Vladimir Putin. Zelensky demonstrou sua decepção com o governante brasileiro e afirmou: “Pensava que ele tinha uma compreensão maior do mundo”.
A fala de Zelensky à agência de notícias espanhola EFE no domingo (6) ocorre dias após Lula reprimir igualmente os líderes dos dois países, sem culpar a Rússia pelo início do conflito. Para o petista, os dois países só estão interessados em ganhar o conflito, “enquanto pessoas estão morrendo”.
O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, já havia irritado o governo ucraniano ao declarar que as negociações de paz deveriam levar em conta a “segurança da Rússia”, praticamente uma repetição de declarações de Putin.
“Acho que o presidente Lula é uma pessoa experiente, mas não entendo muito bem uma coisa: será que ele acredita que sua sociedade não entende completamente o que está acontecendo e que ele conta com isso? As declarações de Lula não trazem paz de forma nenhuma”, reclamou o ucraniano.
Zelensky afirmou acreditar que Lula tenha sua própria opinião sobre o conflito e que o posicionamento do governante brasileiro não precisa coincidir com o de Putin, que representa a Rússia, importante parceiro comercial do Brasil.
Para ser honesto, se o presidente Lula quiser me dizer algo, que se sente comigo e me diga. E acredito que vamos acabar com isso.
“O Brasil não está em guerra com ninguém e é muito mais respeitado do que a Rússia no mundo atualmente. O Brasil não é um país agressor, mas um país pacífico. Por que precisaria concordar com as narrativas do líder do Estado russo, que não é diferente de qualquer colonizador?”, indagou o ucraniano.