Por: Eduardo Puccioni
O volume de serviços no Brasil encerrou dezembro com forte crescimento se comparado com o mês anterior, atingindo patamar recorde na série histórica, iniciada em 2011.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a Pesquisa Mensal de Serviços mostrou alta de 3,1% em dezembro na comparação com novembro, ante o consenso do mercado de avanço de 1,3%. No comparativo anual, os serviços cresceram 6,0%, enquanto no acumulado dos 12 meses apresentou elevação de 8,3%.
De acordo com Luiz Almeida, analista da pesquisa, o resultado é reflexo da retomada dos serviços presenciais após períodos de isolamento e distanciamento social de 2020 e 2021, principalmente no ramo de transportes, que apresentou crescimento de 13,3% no acumulado dos 12 meses.
“O setor de transportes cresce desde 2020, mas com dinâmica diferente: inicialmente, por causa da área de logística, com alta nos serviços de entrega, em substituição às compras presenciais. Já em 2022, há a manutenção da influência do transporte de carga, puxado pela produção agrícola, mas também pela reabertura e a retomada das atividades turísticas, impactando o índice no transporte de passageiro”, explicou Almeida.
Em dezembro, quatro das cinco atividades tiveram alta. O destaque foi para o para setor de transportes, que subiu 2,5% e acumulou o segundo resultado positivo seguido. Também contribuiu o segmento de outros serviços, com avanço de 10,3%, eliminando a perda registrada em novembro, quando recuou 3,3%.