Por: Leandro Tavares
As vendas no comércio varejista caíram 1% na passagem de abril para maio, assim como na comparação anual, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ambos os resultados ficaram abaixo do consenso do mercado, que previam estabilidade na variação mensal e alta de 1,95% nos últimos 12 meses.
Das oito atividades pesquisadas, quatro marcaram taxas positivas e quatro negativas. Entre as baixas, destaque para o setor de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que recuou 3,2%.
Para o IBGE, os dados mostram uma espécie de rebote, ou seja, a conjuntura pressionou o consumidor a fazer opções, o que acabou se concentrando no consumo em hiper e supermercados.
Do lado positivo, destaque para o segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, que subiram 2,3% em maio. Neste caso específico, o instituto ressalta que as vendas nessas atividades aceleraram em maio impactadas pelo Dia das Mães.