Por Bruna Narcizo, Machado da Costa e Simone Kafruni
São Paulo/Brasília, 16/1/2023 – O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançará na próxima quarta-feira um Grupo de Trabalho responsável por encontrar uma maneira de dar um novo aumento ao salário mínimo ainda neste ano, disseram ao Scoop duas fontes com conhecimento direto do assunto.
O GT é o primeiro passo para a criação de uma política permanente de valorização do salário mínimo, o que denota a preocupação do governo em perpetuar os aumentos reais.
Segundo uma fonte do alto escalão petista, o governo não quer que o aumento do salário mínimo ocorra com uma canetada do presidente e por isso optou pela criação do GT. A premissa é de que o grupo estude o impacto fiscal, as formas de financiamento do reajuste e o retorno da valorização da remuneração do trabalhador para a sociedade. Assim, segundo a fonte, a sociedade organizada poderá participar das discussões.
Procurados, o Ministério do Trabalho e o Palácio do Planalto ainda não retornaram os pedidos de comentários do Scoop.
Atualmente, o salário mínimo brasileiro é de R$1.302 mensais, o que representa um aumento real de 1,41% sobre o valor do ano passado. Durante a campanha, contudo, Lula havia prometido elevar a remuneração para R$1.320, mas encontrou resistências da equipe econômica devido ao impacto fiscal da medida. O novo reajuste só deverá ocorrer quando o GT concluir os seus trabalhos.
Na solenidade de quarta, será antecipado que em 30 dias será criado outro Grupo de Trabalho, que será responsável por criar diretrizes para a regulamentação de trabalhadores de aplicativos, como os de entrega e os de transportes de passageiros.
*Esta reportagem foi publicada primeiro no Scoop, às 16h02, exclusivamente aos assinantes do TC. Para receber conteúdos como esse em primeira mão, assine um dos planos do TC.