Por Sheyla Santos e Simone Kafruni
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), reafirmou há pouco que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária será votada no plenário da Casa nesta quinta-feira (6).
“Não há possibilidade de adiar a votação. Vamos votar hoje”, disse Lira a jornalistas há poucos instantes, em frente à Câmara. “Quem está aventando essa possibilidade [de adiamento da votação] não vota [a favor do PEC] nem agora e nem em agosto”, acrescentou.
Segundo Lira, há um entendimento na Câmara de que o tema está “seguro” para ser votado.
As articulações sobre pautas econômicas, que incluem o restabelecimento do voto de qualidade da União no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf) e o arcabouço fiscal, têm sido intensas até o último minuto. Na tarde de hoje, Lira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), se encontraram em reunião fechada na residência oficial da Câmara.
A jornalistas, o presidente da Câmara disse ainda haver muitos governadores se debruçando sobre pontos do Conselho Federativo.
“O Conselho Federativo não é um órgão de governo. Os recursos do Conselho Federativo não irão para a União”, destacou, ao explicar a função do colegiado que tem sido um ponto de atrito com os governos locais.