Presidente do Ibama diz que órgão analisa pedido de reconsideração da Petrobras para explorar petróleo na Foz do Amazonas

Tema está sendo novamente analisado por técnicos, explica Rodrigo Agostinho

Unsplash
Unsplash

Por Simone Kafruni

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho (PSB), disse que os técnicos do órgão estão analisando o pedido de reconsideração feito pela Petrobras (PETR4) para exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas, localizada na Margem Equatorial.

“O Ibama está debruçado sobre análise técnica”, afirmou nesta quarta-feira (23), durante audiência pública na Comissão de Meio Ambiente do Senado, da qual também participa a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede).

A Petrobras teve o pedido de autorização para exploração negado pelo Ibama em maio. “Com a análise de 11 técnicos, o Ibama julgou insuficientes as propostas de mitigação apresentadas pela Petrobras para evitar desastres”, justificou a ministra do Meio Ambiente.

Segundo Agostinho, na região da Foz do Amazonas, já houve mais de 100 perfurações próximas à costa, sem sucesso. “Agora, a ideia da Petrobras é explorar em alto mar”, explicou.

A ministra e Agostinho estão sendo questionados por senadores sobre a atuação do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama.