Ministério da Agricultura e Pecuária orienta estados e municípios a declararem emergência zoosanitária

Movimento ocorre devido a casos de gripe aviária

Unsplash
Unsplash

Por Sheyla Santos

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou nota orientando os estados e municípios da federação a declararem estado de emergência zoosanitária em relação à gripe aviária. Segundo a pasta, com essa declaração, as unidades da federação poderão acessar e disponibilizar os recursos a serem aplicados em ações necessárias — assegurar a força de trabalho, logística, recursos materiais e tecnológicos para a contenção da gripe aviária.

Em 22 de maio, quando começaram a surgir os primeiros focos de gripe aviária em aves migratórias, o Mapa publicou uma portaria decretando estado de emergência em todo o território nacional. No entanto, o Mapa alega que, para que as medidas de enfrentamento à doença sejam efetivadas, é necessário que os estados adotem medida semelhante.

IMPACTO COMERCIAL

Mesmo sem a ocorrência de casos em aves de granjas comerciais destinadas ao consumo, o ministério diz que o Brasil já percebe os primeiros impactos comerciais. O caso mais emblemático é o do Japão, que suspendeu temporariamente as compras de produtos oriundos do Espírito Santo e de Santa Catarina.

O país é o maior destino das exportações de carne de frango brasileira, Por essa razão, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, estará, na próxima semana, em missão oficial com a comitiva do Ministério na Ásia para reafirmar as medidas de segurança sanitária na produção brasileira.

O Brasil é líder nas exportações de carne de frango, responsável por 35% do mercado global. O ministério ressalta que o país é um dos únicos que ainda se mantém com o status de livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (Gripe Aviária) em aves comerciais.