Por Luciano Costa
A varejista de moda feminina Marisa (AMAR3), que passa por uma crise financeira, anunciou nesta quarta-feira um programa de corte de despesas e mudanças organizacionais, incluindo a criação de um comitê de Estratégia, Turnaround e Finanças para cuidar de esforços de reestruturação.
O plano de otimização de despesas tem meta de reduzir gastos em R$50 milhões por ano, enquanto o comitê de reestruturação será chefiado pelo presidente do conselho de administração da Marisa, Luis Paulo Rosemberg. Também foi criado um comitê exclusivamente para acompanhar a situação do braço financeiro do grupo, MBank.
A Marisa, que anunciou o fechamento de mais de 90 lojas vistas como não rentáveis neste ano para reduzir custos, também decidiu separar a área comercial da de operações. Uma nova diretoria executiva de Operações e Tecnologia será comandada por Alexandre Abreu de Andrade, executivo que ingressou na companhia em julho de 2021, após passagens por Itaú Unibanco, Santander, Vivo e outras.
“Sabemos que, para avançarmos com o nosso turnaround e cumprir com que é esperado pelos acionistas da companhia, temos que remodelar nossa cultura para sermos mais eficientes sem perder o acolhimento intrínseco à nossa marca, usando a tecnologia para simplificar e tornar nossos processos mais seguros”, afirmou a empresa em comunicado.
“Para gerarmos resultados sustentáveis, temos que ter a coragem de abandonar modelos de gestão e governança tradicionais, frágeis e hierarquizados”, acrescentou a companhia, ao detalhar as mudanças.
As ações ordinárias da Marisa Lojas despencam mais de 73% no acumulado de 12 meses, em meio às dificuldades da companhia, que conduz um plano de otimização dos negócios. Apenas neste ano, os papéis da varejista caem 50%.