Por Patrícia Vilas Boas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoou nesta segunda-feira as áreas atingidas pelas chuvas no litoral paulista e, junto ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), prometeu reconstruir as casas de vítimas do temporal.
Os desastres em São Sebastião, Santos e outras regiões do litoral de São Paulo em meio ao feriado de Carnaval já somam 36 mortos de acordo com a Defesa Civil.
Em pronunciamento ao lado de Tarcísio de Freitas e do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), Lula declarou união em torno dos esforços para enfrentamento da crise.
“Estamos juntos. Acabou a eleição. Se cada um ficar trabalhando sozinho, nossa capacidade de rendimento é muito menor. Por isso, precisamos estar juntos”.
O presidente estava acompanhado de nove ministros e prestou solidariedade às vítimas. Lula não informou um valor exato para a reconstrução das moradias, mas pediu às autoridades locais que estimassem as despesas de recuperação e entregassem ao governo federal.
“Você vai ter certeza que a resolução de problemas para construção de casas para pessoas que perderam vai acontecer de verdade”, disse o presidente no Teatro Municipal de São Sebastião. “Essa conta tem que ser apresentada ao governo federal, estadual, e ao prefeito.”