Por Stéfanie Rigamonti
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta segunda-feira, a criação de um programa para financiar a produção agrícola com a inclusão de indígenas no plano. A fala aconteceu durante a 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, de Roraima.
“Eu fiquei muito triste quando eu soube que vocês não têm ajuda do governo para financiar a produção”, disse Lula ao público presente no evento. “Se nós temos dinheiro para financiar empresários, para financiar a agricultura familiar e para financiar os grandes proprietários de terra, a pergunta que eu faço é a seguinte: por que não existe dinheiro para financiar os povos indígenas na sua produção?”, questionou.
O presidente argumentou que a garantia à terra e o incentivo financeiro para produção possivelmente levará os indígenas a produzirem em um nível similar ou até maior se comparados a outras pessoas que dependem da terra para o seu sustento. E prometeu discutir a questão em sua volta a Brasília junto de outros ministros.
Em relação à garantia a terras, Lula acenou com uma predisposição a atender pedidos de povos indígenas para demarcação. “A sociedade está tomando consciência de que os indígenas não estão ocupando a terra de ninguém. Os índios eram donos de 100% do território nacional”, disse em referência ao período antes da chegada de europeus ao Brasil.