Por Reuters
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quinta-feira que pretende fazer mudanças em alguns ministérios para acomodar partidos “importantes” que desejam compor a base do governo, mas afirmou que ainda não definiu em quais pastas mexerá.
Em entrevista a rádios da Amazônia, Lula também disse que conversará com partidos interessados em participar do governo, mas que não está “com pressa” e que precisa tomar “muito cuidado” com as mudanças.
O presidente também comentou que o governo federal está em “processo de discussão interna” sobre a possibilidade de exploração de petróleo na margem equatorial do país e que logo deve ser tomada uma decisão sobre a questão.
Lula ainda afirmou que o estudo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre a exploração na costa do Amapá ainda não é definitivo e que, se pesquisas constatarem a existência de recursos na região, será discutido como explorá-los sem causar “nenhum prejuízo” ambiental.
Por fim, o chefe do Executivo declarou que um projeto de investimentos para a COP30, que será realizada na cidade de Belém em 2025, estará dentro da nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a ser anunciado em 11 de agosto, no Rio de Janeiro.
Lula reiterou que o objetivo da realização do evento internacional sobre o clima na capital do Pará é apresentar ao mundo a Floresta Amazônica e mostrar às autoridades as necessidades das pessoas que moram na região.