Livro Bege mostra desaceleração da atividade econômica nos EUA

Distritos consultados diminuíram as perspectivas econômicas para os próximos 12 meses

UnSplash
UnSplash

Por: Gabriel Ponte

A atividade econômica dos Estados Unidos desacelerou entre outubro e novembro, com seis dos 12 distritos do país apontando para um leve declínio nesse período, segundo o Livro Bege, documento divulgado pelo Federal Reserve nesta quarta-feira.

Segundo o relatório, quatro distritos reportaram um “crescimento modesto” no período, enquanto dois indicaram que as condições econômicas estavam estáveis, mas com tendência baixista. De acordo com o documento, os consumidores mostraram maior sensibilidade aos preços no período.

O relatório também apontou que as vendas de itens discricionários recuaram. Em contrapartida, o acesso ao crédito por parte do consumidor seguiu “saudável”, ainda que alguns bancos tenham enxergado um ligeiro aumento na proporção de inadimplência no período.

O Livro Bege é um estudo elaborado pelas 12 regionais do banco central americano junto às empresas e fornece uma visão geral de atividade, emprego e preços de cada parte do país.

Ainda segundo o documento, os distritos consultados diminuíram as perspectivas econômicas para os próximos 12 meses.

Os distritos consultados também observaram um aumento moderado dos preços e projetam que este movimento continuará ao longo do próximo ano.

No mercado de trabalho, os distritos apontaram para alguma persistência das pressões salariais e da dificuldade em atrair e reter profissionais com habilidades específicas.

(GP | Edição: Gabriela Guedes | Comentários: equipemover@tc.com.br)