Inflação ao consumidor americano acelera em janeiro e traz preocupação adicional ao Fed

A inflação ao consumidor de janeiro apresentou alta de 0,6% no comparativo mensal

Unplash
Unplash

Por: Eduardo Puccioni

O aumento de preços nos Estados Unidos segue demonstrando pressão no início de 2023, trazendo preocupação adicional ao Federal Reserve e as próximas decisões sobre sua política monetária. Os dados de inflação ao consumidor, conhecido como PCE, de janeiro mostraram aceleração acima do esperado.

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos informou hoje que a inflação ao consumidor de janeiro apresentou alta de 0,6% no comparativo mensal, ante avanço de 0,1% em dezembro do ano passado. Na comparação anual, a inflação subiu 5,4%, ante 5,0% um mês antes.

Já o núcleo do PCE, que exclui os preços de alimentos e energia, que são mais voláteis, subiu 0,6% em janeiro ente dezembro, acima do consenso do mercado, que projetava alta de 0,4%.No comparativo anual, o núcleo da inflação avançou 4,7%, ante expectativa de 4,3%.

Por outro lado, a renda pessoal apresentou aumento abaixo do consenso, crescendo 0,6% ante projeção de alta de 1,0%, mas a desaceleração da renda não evitou que os gastos pessoais subissem acima do projetado, com avanço de 1,8% em janeiro e consenso de 1,3%.

Por volta das 11h10, os futuros dos índices acionários americanos apresentavam forte recuo, com investidores temendo um aumento de juros mais significativo pelo Fed na próxima reunião. O futuro do Nasdaq cedia 1,75%, enquanto o futuro do S&P 500 recuava 1,32% e o futuro do Dow Jones tinha queda de 1,13%.