Por Luca Boni
O Ibovespa encerrou a sessão desta sexta-feira em alta, impulsionado pela leve desaceleração da inflação e pelo movimento de ajuste nos papéis do setor Financeiro, em meio a um dia esvaziado de notícias e indicadores. Os ganhos se limitaram por causa de temores por uma recessão devido à crise bancária internacional.
O índice Bovespa fechou em alta de 0,92%, a 98.829 pontos, em um movimento de ajuste após o tombo registrado ontem. Desde segunda-feira, no entanto, o índice recuou 3,09%, engatando sua quinta queda semanal consecutiva.
Mais cedo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística informou que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) de março avançou 0,69% na base mensal, levemente acima do consenso Mover de 0,65%,mostrando um sinal relevante para a política monetária com a desaceleração dos núcleos.
Nos mercados internacionais, o temor por uma recessão que pode se desencadear a partir de uma crise no sistema bancário voltou a pressionar os mercados e impediu um melhor desempenho das bolsas globais.
As ações do setor Financeiro avançaram na B3, em sessão com movimento de ajuste. As preferenciais do Itaú e do Bradesco subiram 1,28% e 1,11%, respectivamente.Os papéis ordinários da BRF dispararam 11,35%, liderando as altas do Ibovespa.
As ordinárias da YDUQS avançaram 10,38%, após o JPMorgan elevar a recomendação dos papéis da companhia de “neutra” para “compra”, justificando a decisão pela empresa ter o melhor risco retorno do setor Educacional, além de uma posição de liquidez confortável, podendo se beneficiar com potenciais reformulações do Programa de Financiamento Estudantil (FIES).
Já as ordinárias da Cogna caíram 8,87% e lideraram as quedas no Ibovespa, após relatório do BTG Pactual ressaltar que o fluxo de caixa da educacional seguiria pressionado por maiores investimentos neste ano – um pouco depois, o diretor-presidente da Cogna previu a manutenção de investimentos para 2023 no mesmo nível nominal do ano passado.
As ordinárias da Locaweb caíram 8,02%, após a empresa de serviços digitais registrar lucro líquido abaixo do consenso no quarto trimestre de 2022, pressionado por mudanças em seu sistema de controles e serviços financeiros que diminuíram as receitas e as despesas com aquisições.