Por: Luca Boni
O Ibovespa encerrou a sessão desta segunda-feira em alta, impulsionado pelas ações da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR4) com o avanço das commodities. Os papéis dos bancos também se destacaram e sustentaram o índice. Já a Eletrobras (ELET3)pressionou, com notícias de que o governo quer no mínimo quatro cadeiras no conselho.
O Ibovespa encerrou em alta de 0,85% a 106.042 pontos. A sessão registrou volume de negociação de R$20,2 bilhões, levemente acima da média de 50 pregões.
Também foi bem recebida a notícia de que o governo definiu os nomes indicados para o Banco Central. Para a diretoria de Política Monetária, o escolhido foi o secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo. Para a diretoria de Fiscalização, a indicação foi Ailton de Aquino Santos, que atualmente é auditor no BC.
Para o analista CNPI Rodrigo Cohen, a indicação de Galípolo é muito boa, no que diz respeito à questão técnica. Mas há quem veja a nomeação de forma negativa por ter um viés político, alinhada à defesa do governo de redução dos juros.
As ON da Vale avançaram 1,35%. Os contratos do minério de ferro saltaram 5,02%, na bolsa chinesa de Dalian, em recuperação após tocar mínima em cinco meses na sexta-feira.
As ON e PN da Petrobras subiram 1,64% e 2,13%. Os contratos futuros do petróleo Brent chegaram a subir mais de 2% na sessão. Investidores também aguardam a divulgação dos resultados do primeiro trimestre da companhia, que devem ser divulgados na quinta-feira.
As ações dos principais bancos subiram com investidores repercutindo os resultados positivos referentes ao primeiro trimestre. As ações PN do Itaú (ITUB4) e as do Bradesco (BBDC4) avançaram 1,39% e 3,72% respectivamente. Já as Units do BTG Pactual (BPAC11) subiram 1,13%.
As ações PNA da Braskem (BRKM5) ganharam 6,48%, arrefecendo boa parte dos ganhos registrados na manhã. A Novonor confirmou hoje o recebimento de proposta de compra da petroquímica, mas não informou valores ou outros detalhes.
Na ponta oposta, as ações ON da SLC Agrícola (SLCE3)e AS Units do Iguatemi (IGTI11) figuraram entre as maiores quedas percentuais, recuando 6,80% e 2,69%, respectivamente.
As ações ON da Eletrobras caíram 1,71%. Hoje, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), defendeu que a União tenha, no mínimo, quatro assentos no conselho de administração da Eletrobras. Segundo o chefe da pasta.
“É inadmissível que a União tenha 43% de participação na Eletrobras e só tenha poder votante de 10%”.