Ibovespa sobe após decisões do Copom e Fed

Balanços também estão no radar do investidor

B3/Reprodução
B3/Reprodução

Por Luca Boni

O Ibovespa iniciou a sessão desta quinta-feira em alta, com investidores repercutindo as recentes decisões de juros de bancos centrais e balanços corporativos de empresas locais. As ações da Petrobras impulsionam o índice, enquanto as da Vale pressionam.

Por volta das 10h45, o Ibovespa subia 0,49%, aos 102.299 pontos, mas chegou a atingir o patamar dos 103 mil pontos mais cedo. O volume de negócios projetado para a sessão é de R$23,6 bilhões, acima da média de 50 pregões.

Ontem, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil manteve pela sexta vez consecutiva a taxa básica de juros brasileira em 13,75% ao ano e informou que segue vigilante com o compromisso de garantir a convergência da inflação para a meta. Analistas ouvidos pela Mover disseram que o BC já deu um primeiro sinal de que está tranquilo em relação à inflação, ao manter as projeções sobre a dinâmica de preços. Outros especialistas, no entanto, avaliaram que o tom do comunicado do Copom seguiu duro ao elencar a desancoragem das expectativas, o que corrobora a visão de taxa de juros estável até o fim do ano.

Nos Estados Unidos, também ontem, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve elevou a taxa de juros americana em 0,25 ponto percentual, para a faixa de 5,00% a 5,25%. Hoje, foi a vez do Banco Central Europeu elevar os juros pela sétima vez consecutiva, para 3,75%. As decisões vieram em linha com as previsões do mercado.

De volta ao Ibovespa, as ON e PN da Petrobras avançam 1,89% e 1,68%, respectivamente. Ontem, a estatal divulgou produção média de petróleo e gás natural de 2,68 milhões de barris de óleo equivalente por dia no primeiro trimestre, alta de 1,1% frente ao quarto trimestre de 2022.

As ON da Ultrapar disparavam 6,91% e lideravam as altas percentuais do índice, projetando um forte volume de negócios para a sessão. Ontem, a segunda maior distribuidora de combustíveis do Brasil divulgou lucro líquido acima do consenso Mover no primeiro trimestre, resultado atribuído ao melhor desempenho da Ultragaz e da Ultracargo, que ajudaram a atenuar a queda de faturamento da rede postos Ipiranga.

As ON da Dexco e da Lojas Renner avançavam cerca de 5% e figuravam entre as maiores altas do Ibovespa, repercutindo balanços divulgados ontem.

Na ponta oposta, as ON da Vale recuavam 1,67%, seguindo o desempenho do minério de ferro, que encerrou a sessão na bolsa chinesa de Dalian em queda de mais de 2% na madrugada.

As ON da Embraer e CSN caíam 7,20% e 4,20%, respectivamente, figurando entre as maiores quedas percentuais do Ibovespa. As companhias divulgaram balanços do primeiro trimestre ontem após o fechamento dos mercados e registraram prejuízo.